Páginas

quinta-feira, 3 de abril de 2014

A conta d'Água

Olá!

Que bom poder retornar por essas bandas da tecnologia, é sempre gratificante "conversar" com vocês.

O motivo que me convocou de volta é uma molécula simples mas que representa mais de 70% de nosso corpo, o famoso H2O, a água. Muito se fala sobre ela, mas nada se faz para garantí-la aceitável para o nosso consumo.
2013 foi o Ano Internacional das Nações Unidas de Cooperação pela Água, alguns pelas nossas terras tupiniquins ouviram falar, mas a maioria desconheceu o fato. Acredito que esse pouco caso com a água e seu uso seja devido a facilidade em se abrir uma torneira e escorrer dela o líquido refrescante(PRECIOSO, acima de tudo!) com o mínimo esforço. 
Estudos e mais estudos são feitos e mostram a importância de uma água de boa qualidade para a saúde de modo geral, e ainda assim vemos em todos os cantos do nosso grande quintal a inexistência e ineficiência do saneamento básico. "No Brasil, estima-se que 60% das infecções hospitalares estejam relacionadas às deficiências do saneamento básico, que geram outras conseqüências de impacto extremamente negativo para a qualidade e expectativa de vida da população. Estudos indicam que cerca de 90% dessas doenças se devem à ausência de água em qualidade satisfatória ou à sua qualidade imprópria para o consumo. "(Fonte:http://www.usp.br/gpqa/Disciplinas/qfl3201/aguaSaude.pdf)
Estamos ouvindo todos os dias que o reservatório do Cantareira-SP, está cada vez mais baixo, mas não ouvimos nada em como evitar que esgotos sejam jogados nos rios, em como "recolher" as águas pluviais que misturam-se com os mais variados tipos de sujeiras e tratá-las o mínimo aceitável para que elas não contaminem os rios ainda mais. Qualquer hora dessas teremos a guerra motivada pela falta de água. (Sempre pensei que esse realmente seria o estopim da 3ª Guerra Mundial)

Bem, não adianta cobrar do poder público se nós também contribuímos para a má gestão desse recurso natural, temos que pensar juntos nas melhores formas de mantê-lo próprio ao nosso consumo. E se continuar assim, eis o novo meio de transporte. 


Abs, até mais e desculpem-me pela minha tese de doutorado. :)
Daniela

Nenhum comentário:

Postar um comentário