No dia 22 de março, desde 1993, costumamos comemorar o dia mundial da água, mas será que diante das agressões diárias que fazemos ao meio ambiente realmente temos o que comemorar?
Em dezembro de 2010 a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2013 o Ano Internacional das Nações Unidas de Cooperação pela Água, acatando a proposta do Tajiquistão. O Dia Mundial da Água, celebrado anualmente em 22 de março, será dedicado ao mesmo tema. A UNESCO* foi escolhida pela ONU-Água para coordenar o Ano e o Dia em razão do mandato multidimensional dessa Organização que contempla ciências naturais e sociais, cultura, educação e comunicação, além de seu envolvimento
de longo prazo com programas que contribuem para o manejo sustentável de fontes de água potável no mundo. Quem quiser saber mais detalhes, é só acessar.A água, essa incomparável fonte de vida, não tem fronteiras. Por exemplo, 148 países compartilham pelo menos uma bacia hídrica transfronteiriça. Fonte: www.unesco.org
Assim, 2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água, quem sabe esta não seja a hora de lutarmos por algo do qual depende a nossa vida e o planeta?
Devemos defender nossas nascentes, parar ou pelo menos reduzir as contaminações aos rios, solos e consequentemente lençóis freáticos.
Se não começarmos agora, e olha que já estamos há muito atrasados, vamos acabar como esse cartum feito em 2003, para o I Festival Internacional de Humor de Foz do Iguaçu.
Guerra pela sobrevivência - I Festival Internacional de Humor de Foz do Iguaçu |
Assim, acabaremos por termos um deserto Atlântico.
Deserto Atlântico - Menção honrosa I Festival de Humor de Foz do Iguaçu |
E teremos uma nova versão das gerações.
Gerações - I Festival de Humor de Foz do Iguaçu |
Espero que essas imagens sirvam de reflexão para todos, ainda dá tempo de fazermos algo, ainda dá tempo de fazermos parte da caminhada pela água, água para a vida.
[]s
Nenhum comentário:
Postar um comentário