Páginas

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

MAD sexagenária

Opa, galera!

Blz?

Então, a MAD agora é sexagenária. Há 60 anos que ela leva conhecimento (Tudo bem que é um conhecimento diferente, mas ainda assim é conhecimento.) e desperta alguns risos nos fantásticos seres "madiúnicos". 

A história começou com dois caras muito loucos e talentosos: William Gaines e Harvey Kurtzmann. E foi mais ou menos assim:

Kurtzmann trabalhava na editora EC Comics de Bill Gaines.Ele era editor comissionado, mas com apenas dois títulos para trabalhar,assim a grana ficou cada vez mais curta. Com isso, ele resolve pedir um empréstimo a Gaines, que só o concede se Kurtzmann criasse um novo título. Gaines então, baseado no portfólio de Kurtzmann, decide criar uma revista que satirizasse as demais.

"Desde o início, Mad era como nenhuma outra revista. Trazia um humor tosco, irreverente, agressivo; mas quase sempre inteligente, carregado de sátira e crítica social, e impecavelmente bem desenhado. A arte sempre foi uma preocupação maior na revista. Espaços em branco não eram bem-vindos; entupia-se os fundos de piadas visuais, gags, e referências ocultas. Kurtzmann teve papel central nessa primeira etapa. Além de escrever grande parte do material, criou o logo da revista, deu vida a Alfred E. Neuman e desenhou capas.." (Se quiserem saber mais, leiam em www.madmania.com.br)

Para homenagear essa décima maravilha do mundo, fiz esta ilustra.



No Brasil, a MAD passou por quatro editores diferentes. Sua estreia ocorreu em 1974, na Editora Vecchi. Em 1983, a publicação foi para a Record, que cancelou a revista em 2000. De 2000 a 2006, ficou com a Mythos. Em 2008, voltou às bancas pela Panini, com quem permanece até hoje. Desde a sua primeira publicação no país até 2008, a MAD brasileira foi editada pelo jornalista e cartunista Otacílio D’Assunção, o Ota. Depois de sua saída, a publicação ficou nas mãos de Raphael Fernandes, seu atual editor. Não deixem de ler  a entrevista completa do nosso chefe louco  ao Portal IG.

Espero que tenham gostado.

A[]s e inté +.

Nenhum comentário:

Postar um comentário