Páginas

quarta-feira, 7 de março de 2012

Mariana em Quadrões - Primeira escola de Minas

Oi, pessoal!

hoje apresentarei mais uma tela que compõe a série Mariana em Quadrões, a tela representativa da Primeira Escola de Minas. Antes Seminário da Boa Morte, hoje ICHS - Instituto de Ciências Humanas e Sociais- parte do campus da UFOP.

Primeira Escola de Minas
Em 20 de dezembro de 1750 foi criada em Mariana a primeira Escola nas Minas Gerais. O Seminário de Mariana foi criado pelo seu primeiro bispo, dom Frei Manoel da Cruz no auge do ciclo do ouro, sob a proteção de Nossa Senhora da Boa Morte. Inicialmente foi confiado à direção da Companhia de Jesus. com a perseguição do Marquês de Pombal e a consequente expulsão dos jesuítas, o seminário foi entregue aos cuidados do próprio clero local.(texto Cristiano Casimiro)

Abs
Daniela

6 comentários:

  1. Sob a proteção de Nossa Senhora da Boa Morte!!! Agora muitas coisas fazem sentido pra mim rssss. Brincadeiras à parte amo o ICHS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bella, deveria ser Nossa Senhora da Boa Vida. O ICHS é um paraíso, a vida lá realmente é muito boa! Morro de saudade! Beijos, Marcela Castilho

      Excluir
  2. Qdo será que o seminário terá de volta este prédio??

    ResponderExcluir
  3. Vc é fantástico, Camaleão!!

    ResponderExcluir
  4. "A fé e a razão constitui-se como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade" (João Paulo II). Infelizmente na atualidade busca-se uma dita verdade sem o auxílio da fé. Busca assim compromete o resultado. Arte de bom gosto essa.

    ResponderExcluir
  5. Errata: Corrijo na frase acima (constituem).

    ResponderExcluir