Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

Mariana em Quadrões - Chegada dos ingleses

Oi, gente!

Continuando a série Mariana em Quadrões, a tela  a ser apresentada retrata a chefada dos ingleses em Mariana. Eles trouxeram a "tecnologia" para a extração do ouro, além de dar início à extração de sub-solo na região.

Chegada do ingleses
O Barão de Eschewege estabeleceu-se em Mariana em 1819 e aproveitando dos dados coletados por seus sócios ingleses da Geological Royal Society, adquiriu diversas frentes de lavra mineral na região, e até meados de 1821 lavrou ouro a céu aberto e iniciou a lavra de sub-solo no antigo arraial de São Vicente, hoje, Passagem de Mariana, tendo fundado ali a primeira empresa de mineração do Brasil - a Sociedade Mineralógica de Passagem
Com a emancipação política do Brasil, em 1822, criam-se maiores condições para os investimentos britânicos em Minas e no Brasil. Tais investimentos na mineração aurífera subterrânea predominaram durante todo o século XIX, merecendo destaque a Imperial Brazilian Mining Association, que logo foi seguida pelo estabelecimento de várias outras sociedades inglesas.
A Sociedade Mineralógica de Passagem sobreviveu à corrida do ouro em Geórgia em 1828 e teve existência até 1859, quando Eschewege cedeu seus direitos ao sócio inglês Thomas Bawden e dedicou-se à siderurgia na Região de Congonhas do Campo.(texto Cristiano Casimiro)

Então essa é história da Mina de Passagem.

Abs 
Daniela



Nenhum comentário:

Postar um comentário