Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Mariana em Quadrões - Correios

Oi pessoal!

Depois de algum tempo, volto com as telas do projeto Mariana em Quadrões, no qual contamos de forma bem humorada, através de cartuns, um pouco da Primaz de Minas, Mariana.
Hoje a tela apresentada representa a chegada dos Correios em Minas, em 1730. Naquela época as correspondências eram lidas em praça pública (imagina só se a pessoa tivesse algum segredo cabeludo? rsrsrs).
Primeiro Correio de Minas
No dia 29 de outubro de 1730, João Lopes de Lima, morador de Atibais, São Paulo, vindo com o seu irmão Francisco Augusto de Lima e o Padre Manoel Lopes, além de muitos outros bandeirantes ilustres, sendo estes os primeiros moradores da vila do Ribeirão do Carmo, de comum acordo com o governador Arthur de Sá Menezes, estabeleceu uma linha de Correio ambulante entre Rio - São Paulo - Mariana, afim de que, dada a extensão do crescimento demográfico da nova terra descoberta: o eldorado mineiro, com o seu opulento ribeirão, que atraía numerosas caravanas de aventureiros à cata de ouro, melhores e mais rápidos meios de comunicação para contatar com as autoridades reais, em São Paulo e Rio de Janeiro, sendo, então, Mariana o ponto convergente de todo o movimento extrativo do ouro. (texto Cristiano Casimiro)


Bjks e até a próxima postagem
Daniela

Nenhum comentário:

Postar um comentário