Páginas

terça-feira, 13 de março de 2012

Mariana em Quadrões - Alphonsus de Guimarães e o hino de Mariana

Olá, pessoal!

Estamos quase no final das telas da série Mariana em Quadrões. A tela desta vez nos conta sobre o hino de Mariana escrito pelo apaixonado poeta Alphonsus Guimaraens e com melodia de Antônio Miguel.

Alphonsus e Antonio Miguel criando o hino de Mariana

Alphonsus Guimaraens é o pseudônimo de Afonso Henrique da Costa Guimarães, nascido em 24 de julho de 1870. A poesia de Alphonsus de Guimaraens é marcadamente mística e envolvida com religiosidade católica. Sua obra, predominantemente po[etica, consagrou-o como um dos principais autores simbolistas do Brasil. Em referência à cidade em que passou parte de sua vida, é também chamado de "o solitário de Mariana".
O hino da cidade de Mariana foi escrito em 1911 por Alphonsus de Guimaraens e tem sua melodia composta por Antônio Miguel. O hino possui forte característica de Alphonsus de voltar suas poesias à morte da mulher amada. Entretanto, também exalta a bravura de se reerguer nos doces afagos da voz dos filhos, cidadãos marianenses. Sempre a sonhar.(texto Cristiano Casimiro)

Abs
Daniela

Um comentário:

  1. no seio idolente das idas idades em meio ao silencio fiquei a sorrir a deusa de outrora só tinha saudades chorando o passado esperando o porvir entre os coros das idanias que vem do céu das asas do luar vivo de mortas alegrias sempre a sonhar sempre a sonhar de estrelas do céu sobre mim se reclamam aluz do zênite clarão do nadir do campo aro e verde da nossa are fama em toda esperança esperei o porvir...

    ResponderExcluir